terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Histótria do Rock:Elvis Presley.



“Não sei uma nota de música. Nem preciso.” Elvis Presley.






PARTE 1
elvis-youngElvis Presley, o Rei do Rock. Um menino pobre nascido no interior do Mississipi, que saiu do nada para se tornar um dos, se não o maior nome da música de todos os tempos. Capaz de arrastar multidões tanto de brancos quanto de negros para seus shows, capaz de lutar contra toda burguesia do seu país que o chamava de depravado, capaz de vender mais de um bilhão e meios de discos e jamais ser esquecido. Esse é Elvis e jamais haverá outro.
Elvis Aaron Presley nasceu no dia 8 de janeiro em East Tupelo, no estado de Memphis, E.U.A. Foi o sobrevivente do parto, pois seu irmão que nasceu meia hora antes acabou falecendo. Essa perda fez com que a mãe de Elvis, Gladys Presley, se apegasse muito ao filho que conseguiu viver.
"Se você odeia um outro ser humano por causa de sua raça, esta odiando parte de você mesmo." Elvis Presley.
elvis-young_cp_10033238
A família Presley era muito religiosa, frequentando regularmente a Assembléia de Deus, onde Elvis deu seus primeiro passos na música. Outro fato importante sobre a família era sua pobreza, muitas vezes a mãe de do Rei Rock tinha que pedir ajuda aos vizinhos para ter o que dar de comer ao seu filho. O pai de Elvis, Vernon Presley, era um trabalhador comum, sem grandes ambições, que vivia em trabalhos que não davam muito dinheiro. Mas as coisas ainda ficaram piores, quando ele acabou sendo preso em 1938, sob a acusação de falsificar um cheque, isso fez com que a família perdesse a casa e acabasse indo morar com parentes.
Em 1945, quando seu pai já havia saído da cadeia, Elvis participou de seu primeiro concurso de música, onde acabou ficando em segundo lugar e ganhando um prêmio de cinco dólares. Em 1948 sua família se mudou para Memphis, entre esse ano e 54, Elvis trabalhou em vários lugares.
elvis-presley(6)
Elvis Presley jamais poderia suspeitar, mas naquele ano de 1954, ele entraria no estúdio da Sun Records e gravaria um disco que mudaria o mundo.

"A única coisa boa em ter dinheiro é que você não precisa se preocupar com ele. Se eu gastar tudo hoje amanhã ganho mais. Isso não importa. O que importa são as pessoas que temos a nossa volta." Elvis Presley.
elvis_presley

5 de julho de 1954 é considerado um dia histórico, pois simbolicamente ele é o marco zero da história do elvis_presley (2)Rock, pois foi nesse dia que o Rei cantou uma versão de "That’s All Right, Mama" que foi considerada uma das primeiras músicas de Rock da história.
Essa versão cantada por Elvis foi vista por Sam Phillips, que se empolgou com o potencial do jovem e resolveu ajudá-lo. Naquele mesmo dia foi gravado o primeiro single profissional do Rei do Rock.
Dois dias depois disso, as músicas de Elvis tocaram na rádio e o sucesso foi imediato. Em pouco tempo sua música chegou ao topo da Billboard (lista das mais tocadas) e já no dia 17 daquele mês de julho, ele fez sua primeira apresentação ao vivo. No dia 2 de outubro ele tocou em Nashville, cidade considerada a capital da música country. Seis dias mais tarde, Elvis estava fazendo sua primeira apresentação fora do estado do Tennessee.
elvis-presley
No início do ano de 1955, Elvis chega ao ápice da música americana, tendo uma de suas canções no topo da Billboard nacional, a canção era a famosa "I Forgot To Remember To Forget".

No ano seguinte, Elvis Presley já havia se tornado uma estrela mundial da música, quebrando todas as barreiras do racismo e idéias conservadoras da época. Seu talento e sua beleza fizeram com que ele se tornasse o artista perfeito, criando um novo padrão para a música mundial.
"Quando não se está apaixonado, não se está vivo." Elvis.
elvis_presley_early_picture
Entre 1955 e 1958, além de alcançar um sucesso inimaginável, Elvis também gerava polêmica por todos os lugares que se apresentava, pois os mais conversadores da época lhe taxavam como um ser pornográfico, porque sua dança era algo totalmente inadmissível naqueles tempos. Mesmo assim o poder se sua música era maior do que qualquer crítica ou ataque da sociedade. Em 1958, Elvis parou sua carreira musical, pois fora convocado para servir seu país no exército, convide que poderia ter sido recusado, mas não foi. Dessa forma sua carreia teve uma pausa dramática, porém seu retorno foi algo que o mundo jamais tinha visto.

elvis_army

 "Ser feliz é o maior afrodisíaco que existe. Você só passa por essa vida uma vez. Não vai ter Bis."
 Elvis.

Depois de dois anos longe dos palcos, Elvis voltou do Exército e fez sua primeira apresentação no "The 125_827-elvisFrank Sinatra Show – The Timex Special", batendo todos os recordes de audiência na TV daquele ano. Rapidamente ele retomou seu post de Rei e continuou ditando as regras da música no mundo.
Na primeira metade da década de 60 ele iniciou também sua carreira no cinema, tendo um bom sucesso com o público, mas a crítica não gostava muito de seu trabalho na frente das câmeras.
No ano de 1967, Elvis teve uma grande mudança de rumo na sua carreira, lançando seu primeiro álbum gospel “How Great Thou Art”, algo inesperado na época, porém caiu no gosto do publico transformando esse LP em um grande sucesso.
the-king-elvis-presley
Somente em 1969, Elvis resolveu voltar aos palcos na cidade de Las Vegas. Já na década de 70, ele
elvis1
renovou seu espetáculo, mostrando a todos que o Rei estava mais vivo do que nunca. Ainda nessa época ele fez uma tour de grande sucesso pelo E.U.A, batendo recorde de público por todos os lugares que passava. No ano de 1973, Elvis protagonizou o primeiro show transmitido via satélite no mundo, infelizmente foi nessa época que ele começou a apresentar problemas pessoais e de saúde. No ano anterior, Elvis já havia se separado de sua mulher.
Depois disso, a carreira do Rei foi perdendo o brilho, até o dia de sua morte.






"O dinheiro existe para ser espalhado, quanto mais felicidade ajudar a criar, mais valor tem." Elvis Presley.



Mesmo tendo problemas pessoais e algumas complicações 009_220-274de saúde, Elvis se manteve bem durante boa parte dos anos 70, alguns dizem que o grande ano de sua carreira foi 1975, quando quebrou recordes de público em diversos shows.
Em 1976, o Rei do Rock fez mais de 100 shows para platéias enormes, esses espetáculos, segundo os críticos, foram a grande despedida de Elvis, pois depois disso ele nunca mais conseguiu voltar a sua melhor forma. No ano seguinte alguns poucos shows foram feitos, mas era visível que ele não estava mais com uma boa saúde.
“Fofocas são apenas palavras pequenas vindas de mentes pequenas.” Elvis Presley.
Infelizmente, no dia 16 de agosto de 1977, o mundo chorou a morte do seu Rei. Segundos os relatórios oficiais, ele veio a falecer no fim da manhã, pois sofrera um colapso fulminante associado à disfunção cardíaca. Sua morte chocou um mundo gerando uma comoção jamais vista antes. Milhares de pessoas em todos os cantos do mundo saíram as ruas para fazerem as últimas homenagem ao Rei do Rock.


Elvis-elvis-presley-3857684-1024-768 Mesmo com sua morte o Rei do Rock não perdeu sua estrela, pelo contrário, cada vez mais pessoas admiravam seu trabalho, seus fãs até hoje não acreditam que ele possa ter morrido. Essa idéia de que Elvis ainda vive é tão difundida que a frase que diz: “Elvis não morreu”, virou um ícone do século XX, sendo conhecida nos quatro cantos do mundo.
Realmente ele não morreu, pois sua história ainda continua após sua morte.


"Agora compreendo algo sobre mim mesmo. Tenho a força do céu e do inferno em mim. Preciso aprender a equilibrá-las porque são perigosas. Tenho que saber me controlar." Elvis Presley.
elvis


Como toda a grande lenda, Elvis não perdeu se brilho após a sua morte, muito pelo contrário, muitas cd_thats_the_way_it_is_ftdcoisas fizeram que seu nome fosse mais lembrado e mais adorado.
Após deixar seu posto de ídolo revolucionário, Elvis ganhou o posto de mito, recebendo diversas homenagens e premiações após seu falecimento. Muitos filmes sobre sua história foram feitos, tendo como grande destaque o filme "Elvis" (“Elvis Não Morreu” aqui no Brasil), no qual o Rei foi interpretado por Kurt Russell.
Outro importante documento biográfico de Elvis foi o livro “Elvis e Eu”, escrito por Priscilla Presley (ex-esposa de Elvis), que além do grande sucesso também rendeu um filme bem aceito pela critica e pelo público.
elvis-presley-em-foto-promocional-de-1957-1260974065792_615x300
Elvis também recebeu diversas outras homenagens, tais como: ingresso no Hall da Fama do Rock, título de
Elvis_Presley_8
sócio fundador do rockabilly, maior artista da história dos E.U.A, além de ter sido considerado a 8ª maior personalidade do seu pais em todos os tempos. A fama desse grande artista simplesmente cresceu com sua morte, espalhando cada vez mais sua obra por todos os lugares. Tão grande é a devoção de seus fãs, que muito realmente acreditam na famosa frase: “Elvis não morreu”. Mas se pararmos para pensar, o ser humano Elvis pode ter morrido, mas o Rei do Rock jamais morrerá, pois tudo que ele conquistou e todas as portas que ele abriu são coisas atemporais, que jamais serão esquecidas, nem por essa, nem pelas próximas gerações de roqueiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário