Você já percebeu que não é possível confiar nas barras de download e instalação? Entenda agora mesmo os motivos.
Realizar downloads de arquivos muito grandes ou fazer backup de um pendrive são algumas tarefas que exigem muita paciência dos usuários. Quando o seu computador acusa que “Faltam 2 minutos para o final das transferências”, você sabe que é mentira. Quando falamos em downloads, há ainda menos precisão nos cálculos.
Em downloads da internet, isso é muito fácil de ser notado. O motivo? Qualquer sobrecarga na rede faz com que a taxa de transferência seja reduzida e as estimativas comecem a ser alteradas rapidamente. Em pouco tempo, os segundos restantes se transformam em minutos, e a paciência começa a ser esgotada.
Desempenho do roteador e capacidade do servidor também são fatores que devem ser levados em consideração. O primeiro, porque se o dispositivo não for dos melhores, é possível que ele sofra muito com instabilidades. O segundo, pelo fato de que quando a fonte dos arquivos é muito acionada, precisa distribuir a banda para vários locais, diminuindo a potência para todos eles.
Há ainda alguns sistemas que realizam verificações dos arquivos antes da conclusão. Isso acontece com alguns jogos de plataformas online, como o Steam ou Xbox LIVE. É possível notar que isso acontece quando as transferências chegam aos 99% e, então, demoram muito mais tempo do que o esperado para que o processo seja finalizado.
Em transferências internas, há muitas outras variáveis que podem causar os problemas nos cálculos. Ocupar o processador e a memória com outras tarefas é um dos fatores que mais influencia na velocidade de transferência dos arquivos. O número de documentos que estão sendo transferidos também causa distúrbios. Mas mesmo com todas as falhas nos cálculos, ainda é melhor uma barra de progresso equivocada do que nenhuma informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário